terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Fotobiografia intelectual


Não é novidade para ninguém o quanto a atividade intelectual é gratificante, deliciosa e envolvente para mim. Se eu não precisasse fazer mais nada na vida, apenas ler, seria muito feliz – desde que pudesse manter o convívio com pessoas, as caminhadas e uma ou outra atividade complementar. Vejam só como podem ser modestas as necessidades e aspirações de uma pessoa! Um aspecto curioso sobre minha vida intelectual: desde quando pude incrementá-la com viagens a congressos, ficou muuuuito melhor.

Pois agora decidi: vou organizar fotos, ano a ano, relacionadas a minhas participações em eventos, viagens e que-tais. Pretendo fazer uma retrospectiva, desde uma foto na Universidade Jakob, em Bremen, em agosto passado, até (se meus queridos filhos me ajudarem a escanear), até minha foto com carinha de idiota, de uniforme, com arquinho de florezinhas no cabelo, na segunda série primária, ao lado da bandeira nacional e da estátua de São José, que afinal era o patrono do colégio. Sim, esse ponto inicial - pelo menos o primeiro documentado como "atividade intelectual", deverá ser o ponto final, já que esta autobiografia se propõe ser à rebours...

Eis aí a primeira foto em Bremen: não é exatamente a da minha apresentação no colóquio, pois não sei onde salvei as fotos "oficiais", gentilmente enviadas pelo Hans Joachin. Mas gosto muito dessa foto, tirada em um restaurante na vila próxima à universidade. Não deixa de ser uma homenagem ao Guile, companhia frequente e apoio maravilhoso em boa parte desses eventos. Eu diria que, com o pessoal da ICLA (International Comparative Literature Association), ele até está mais enturmado do que eu - a esse propósito, veremos quando for postado o congresso de 2007 no Rio.

No próximo post, o contraponto: a única atividade mais relevante, o único interesse maior, a única categoria em que me insiro preferencialmente, e que se sobrepõe ante a atividade intelectual, é a vida de mãe e avó. Vou organizar em paralelo (menos, a proposta é não ser cartesiana...) a fotobiografia familiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário