domingo, 11 de janeiro de 2009

Engordamentos...

Já na segunda semana com blog praticamente não consegui postar nada, o que põe em sério risco minha proposta de escrever muito, contar estórias familiares, registrar minhas impressões sobre o cotidiano...

Não sei como ainda não escrevi nada sobre emagrecimento. Acho que os problemas com aumento de peso torturam 99% da população. Quase todo mundo que eu conheço luta contra a tendência para engordar e tem sonhos simples, porém inalcançáveis, como emagrecer ou simplesmente manter o peso.

Sou uma pessoa a mais nessa estatística. Assim que o primeiro adoçante em gotas chegou ao Brasil – era o Suita, na embalagem de plástico azul, com cerca de 30 ml – eu já estava na porta da Drogasil, na av. Marechal Deodoro para comprá-lo. Muito depois, chegou a Coca Diet, seguida do Diet Dolly. Eu mal tinha completado 18 anos e a sina de ser gordinha nunca me deixou em paz. Certamente tive algum distúrbio de crescimento: parece incrível que uma pessoa bem alimentada como eu fui não tenha ultrapassado 1,55m de altura. Tá, pode ser herança genética. Mas aposto que tenho algum distúrbio metabólico, ou um daqueles problemas de assimilação em excesso de determinados nutrientes, cuja solução a ciência só vai encontrar daqui a séculos...

O pior é pesquisar tudo sobre dietas, tomar moderadores de apetite, mudar o consumo de alimentos (sem carboidrato parte do dia e sem proteína na outra parte), fazer Vigilantes etc. etc., e não conseguir baixar o peso, mantendo ainda algumas dúvidas perenes:

- pode ser que comer à noite seja mais engordante do que comer a mesma quantia antes das 14h. Tem lógica: a gente vai dormir em seguida, não se movimenta, portanto não queima as calorias.

- pode ser que comida light não dê a menor ajuda aos pobres gordos. Comecei a consumir margarina light desde que a inventaram, porém só se divulgou há pouco tempo que margarina tem gordura trans, que se acumula toda na barriga. Talvez eu deva agradecer aos senhores fabricantes e cientistas, pelo aviso tardio... Substitiuí a manteiga, nutritiva e saborosa, por umas pastas de gordura trans, sem gosto e, de repente, isso só serviu para ampliar a circunferência do meu abdômen...

- pode ser que as frutas e os legumes sejam muito saudáveis mas, pelo jeito, são altamente engordantes – a não ser que a gente reduza o consumo a quantidades ridículas, o que eu nunca consegui...

Acho que voltarei a este assunto outras vezes, mesmo que o considere, ante tantos problemas mundiais, pouco mais que uma conversa de dondoca que tem sempre o prato cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário